Fogos de artifício podem causar danos graves à audição

with Nenhum comentário

Jogos de futebol, festas juninas, réveillon e comemorações. Todos têm uma coisa em comum e não é das melhores: fogos de artifício.Apesar do efeito visual muito bonito, muitos deles podem exceder o limite de decibéis que nossos ouvidos podem suportar, causando problemas auditivos.Para se ter uma ideia, especialistas dizem que o limite seguro para uma exposição…

Consequências

De acordo com os especialistas, a consequência mais grave em relação aos fogos de artifício é o trauma acústico que pode levar à surdez imediata, mas também pode haver parte da perda da audição.

Isso vai depender muito da quantidade de db aos quais a pessoa foi exposta, quantas vezes e a quanto tempo a pessoa foi submetida ao barulho dos estampidos.

Outras consequências são:  zumbido sensação de pressão ou ouvido “tampado” e tontura.

Esses sintomas podem durar de alguns minutos, horas e desaparecer com o tempo, mas o zumbido, que é fonte de grande estresse emocional, pode durar a vida toda.

Mas como os fogos prejudicam a audição?

Os altos estampidos causam danos à cóclea, o “órgão da audição” dentro do ouvido interno.

Ele é o responsável por transformar os sons em impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.

Além disso, os estampidos podem “matar” as células ciliadas delicadas do ouvido interno que não voltam a crescer.

E o que fazer para proteger a audição dos barulhos causados pelos fogos de artifício?

1 – Mantenha uma distância segura

Uma boa maneira é manter uma distância segura dos fogos. Quanto mais longe você estiver do som, menos nocivo ele será para seus ouvidos.

Por exemplo: uma distância de cerca de 150 metros do local em que os fogos estão sendo soltos lhe dará uma ótima visão do espetáculo e ainda evitará a pressão sonora que pode danificar sua audição;

2 – Use tampões e protetores de ouvido

Se você pretende ficar próximo aos fogos, proteja sua audição e a das crianças. Tampões de espuma são encontrados facilmente em farmácias e funcionam muito bem para adultos;

Já os protetores de ouvido (feitos de espuma que cobrem as orelhas) são melhores para crianças pequenas.

3 – Deixe os fogos para os profissionais

Se você gosta de fogos, o ideal é assistir a espetáculos feitos por profissionais treinados.

Isso porque além de prejudicar a audição, os fogos podem causar acidentes como queimaduras e até perda dos dados ou parte das mãos.

4 – Escolha o menor nível de ruído

Se você for comprar fogos, escolha aqueles com menor emissão de ruído. Os fogos de artifício vêm com uma classificação de nível de barulho.

Embora não sejam completamente silenciosos, eles estalam e assobiam em vez de criar um estrondo alto e explosivo. Isso porque eles são criados para proporcionar um belo espetáculo de cores, mas com menos ruído.

Boa notícia

Está em análise no Senado projeto de lei (PL 5/2022), que prevê a proibição, em todo o território nacional, do uso e comercialização de fogos de artifício que produzem barulhos a partir da explosão de pólvora. 

O objetivo do projeto é proteger os animais, idosos, crianças e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos. 

O texto também prevê multas a quem descumprir a lei, caso aprovada: as pessoas jurídicas que fabricarem, transportarem, comercializarem ou importarem os produtos proibidos, serão multados em até 20% do faturamento bruto do último exercício fiscal.

Fonte: Agência Senado

Veja também: Perda auditiva: tratamentos melhoram qualidade de vida dos pacientes

E o devo que fazer em caso de perda auditiva?


Se após um evento com fogos, ou exposição excessiva a ruídos você sentir sintomas como dificuldade para ouvir, zumbido, tonturas, pressão ou “ouvido tampado”, procure imediatamente um profissional da saúde, como um médico e um fonoaudiólogo.

Ele poderá examinar seu caso e fazer um audiometria, para avaliar se houve perda auditiva e qual o grau dos danos causados.

Além disso este profissional poderá lhe indicar, se for o caso, aparelhos auditivos que poderão lhe devolver a capacidade de ouvir sons.

Deixe uma resposta