Geralmente começa com um zumbido no ouvido.O paciente começa a ouvir zumbidos, chiados ou outros sons irritantes que parecem vir de dentro do ouvido.Em grande parte dos casos, esses ruídos aparecem quando o paciente está em processo de perda auditiva, que geralmente ocorre com a idade (presbiacusia). Quase metade das pessoas com mais de 65…
Tipos de perda auditiva
Perda auditiva condutiva
Na perda auditiva condutiva existe um problema na condução do som, há alguma dificuldade ou barreira para receber e/ou encaminhar o som de forma adequada pelo ouvido externo e ouvido médio. Em muitos casos pode ser reversível. Costuma ocorrer quando há perfuração do tímpano, obstrução por cera e malformações da orelha.
Perda auditiva neurossensorial
Neste caso, o problema está no ouvido interno, ocorrendo dano parcial ou total das células sensoriais. Os ouvidos (externo e médio) podem estar funcionando perfeitamente, encaminhando os sons de forma adequada, mas falta a codificação dos sinais sonoros para o nervo auditivo. Geralmente é irreversível! Pode ocorrer em casos de alterações congênitas, exposição a sons muito intensos e envelhecimento natural do ouvido.
Perda auditiva mista
A perda auditiva mista é uma combinação de perda condutiva e neurossensorial. Geralmente ocasionada por problemas no ouvido externo e/ou médio e ouvido interno. O tratamento pode reverter a condução do som, porém, o sensorial é permanente. O que pode causar esse tipo de perda são os traumatismos e infecções de ouvido crônicas.
O envelhecimento e a exposição crônica a ruídos altos contribuem para a perda auditiva. Outros fatores, como excesso de cera, podem reduzir temporariamente a capacidade de seus ouvidos conduzirem os sons.
Além dos zumbidos, existem outros sinais e sintomas que podem estar associados à perda auditiva:
- Abafamento da fala e outros sons
- Dificuldade em entender as palavras, especialmente com ruído de fundo ou em um ambiente com várias pessoas;
- Problemas para ouvir consoantes;
- Pedir frequentemente aos outros que falem mais devagar, de forma clara e em voz alta;
- Precisando aumentar o volume da televisão ou rádio;
- Tonturas;
- Beijos no ouvido
- Dificuldades em ouvir/entender pessoas com mascara.
Fatores de risco para a perda auditiva
- Exposição ao ruído
- Hereditariedade
- Uso de medicação ototóxicas
- Infecções recorrentes no ouvido
- Uso excessivo de fones no ouvido
- Diabetes/hipertensão/colesterol
- Doenças infecciosas
Causas de perda auditiva
Para entender como ocorre a perda auditiva, pode ser útil primeiro entender como você ouve.
Como você ouve?
O interior do seu ouvido médio
Seu ouvido consiste em três áreas principais: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. As ondas sonoras passam pelo ouvido externo e causam vibrações no tímpano.
O tímpano e três pequenos ossos do ouvido médio amplificam as vibrações à medida que viajam para o ouvido interno. Lá, as vibrações passam pelo fluido em uma estrutura em forma de caracol no ouvido interno (cóclea).
Anexados às células nervosas da cóclea estão milhares de minúsculos pêlos que ajudam a traduzir as vibrações sonoras em sinais elétricos que são transmitidos ao cérebro. Seu cérebro transforma esses sinais em som.
Como a perda auditiva pode ocorrer?
As causas da perda auditiva incluem:
Danos ao ouvido interno
O envelhecimento e a exposição a ruídos altos podem causar desgaste nos cílios ou nas células nervosas da cóclea que enviam sinais sonoros ao cérebro. Quando esses pêlos ou células nervosas estão danificadas ou ausentes, os sinais elétricos não são transmitidos com a mesma eficiência e ocorre a perda auditiva.
Os tons mais agudos podem ficar abafados e pode ficar mais difícil de escutar as palavras quando estiver em um ambiente com mais barulhos.
Acúmulo gradual de cera
A cera pode bloquear o canal auditivo e impedir a condução de ondas sonoras. Essa condição é totalmente reversível, pois a remoção de cera pode ajudar a restaurar completamente a audição.
Infecção no ouvido e crescimentos ósseos anormais ou tumores
No ouvido externo ou médio, tanto tumores quanto crescimentos ósseos anormais podem causar perda auditiva.
Rompimento do tímpano (perfuração da membrana timpânica)
Explosões com altos ruídos, mudanças repentinas de pressão, cutucar o tímpano com objetos e infecções recorrentes podem causar a ruptura do tímpano e afetar a audição.
Você não pode reverter a maioria dos tipos de perda auditiva. No entanto, você e seu fonoaudiólogo podem tomar medidas para melhorar o que você ouve.
Voltando a escutar bem
Existem hoje, diversas opções de aparelhos de última geração, a preços acessíveis, que podem ajudar a reinserir o som na vida de quem teve problemas com a perda da audição.
Com a ajuda de uma fonoaudióloga especializada em audiologia, é feita uma reabilitação auditiva, onde o paciente pode testar modelos de aparelhos auditivos (por 7 dias gratuitamente) para ver qual mais se adapta à sua rotina, recuperando assim não somente a audição, como o prazer de ouvir e a qualidade de vida.
Se você já foi diagnosticado com perda auditiva ou conhece alguém que esteja passando por isso, entre em contato com a gente para agendar uma avaliação para um atendimento individualizado e completamente humanizado, com foco total no paciente.
14/01/2021 publicadoPor Angélica Surraila
Categorizado como Audição Marcado com Angelica Surraila, aparelho auditivo, audição, perda de audição, zumbido no ouvido
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.