Ainda é cedo para saber qual será o próximo “hit” do carnaval desse ano. Mas qualquer que seja, é importante saber cuidar da audição nesse período. Isso porque trios elétricos, escolas de samba e até os tradicionais bailes de clubes emitem sons com decibéis que podem causar desde o incômodo zumbido até a perda auditiva.
Ainda é cedo para saber qual será o próximo “hit” do carnaval desse ano. Mas qualquer que seja, é importante saber cuidar da audição nesse período.
Isso porque trios elétricos, escolas de samba e até os tradicionais bailes de clubes emitem sons com decibéis que podem causar desde o incômodo zumbido até a perda auditiva.
Mas o que são decibéis?
A escala de decibéis foi criada para medir a intensidade sonora propagada pelo ambiente. Um decibel é igual a 0,1 bels e o termo bel deriva do famoso físico escocês Alexander Graham Bell.
Veja abaixo quantos decibéis têm alguns sons:
– Interior de uma residência – 40 dB
– Escritório – 60 dB
– Fábrica – 70 dB
– Trânsito – 80 dB
– Picos fortes de música – 90 dB
– Motor de caminhão 100 dB
– Trovão 110 dB
– Turbina de avião 120 dB
A perda auditiva pode ocorrer a partir dos 85 decibéis (ruído equivalente a um liquidificador) por um período prolongado.
E no carnaval?
Para se ter uma ideia, quem brinca o carnaval a cerca de 50 metros das caixas de som, pode estar exposto a um ruído de 96 decibéis. Já para quem está bem próximo da música este nível sobe para 110 decibéis.
Então todo cuidado é pouco. Saiba como evitar problemas auditivos e cair na folia com segurança!
– Evite ficar muito próximo às caixas de som ou música ao vivo. O ideal é manter uma distância de 100 metros da fonte sonora;
– Não fique mais de 4h em locais com músicas e ruídos superiores a 90dB;
– Faça pausas regulares a cada meia hora; procure um local tranquilo e descanse;
– Se começar a ouvir zumbido afaste-se imediatamente do barulho;
– Use protetores auriculares;
– Se você usa aparelho auditivo, lembre-se de reduzir o volume para preservar sua audição;
– Atenção especial com os bebês e crianças, eles são mais sensíveis aos ruídos
E depois do carnaval?
Se continuar a ouvir zumbidos ou perceber perda auditiva, procure imediatamente um(a) otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo(a).
Este é o profissional indicado para examinar sua audição, verificar se houve perda auditiva e prescrever o melhor tratamento caso seja necessário.
A exposição ao ruído intenso pode levar a perdas auditivas irreversíveis, ou seja, são aqueles casos em que não existem cirurgias nem remédios para reverter o caso.
Portanto, em caso de sintomas como zumbido ou ouvido abafado após as festas de carnaval, busque uma avaliação auditiva urgente.
Como são feitos os exames?
Os testes auditivos são feitos através de uma consulta com um fonoaudiólogo. Eles são simples, indolores e amplamente disponíveis.
O profissional começa com uma anamnese (entrevista) para saber mais sobre os sintomas.
As perguntas podem incluir os desafios que o paciente está enfrentando, seu estilo de vida e suas necessidades de comunicação.
O otorrinolaringologista também realizará um exame visual dos canais auditivos e tímpano usando um instrumento iluminado chamado otoscópio.
Isso determinará se é algo físico, como cera de ouvido, que está contribuindo para a perda auditiva.
Além disso, no exame de audiometria, realizado em uma cabine, a audição do paciente é testada através de várias frequências de sons.
Gostou deste conteúdo? Se estiver experimentando sintomas como perda auditiva, zumbido ou qualquer outro sintoma relacionado a audição entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em lhe ajudar a resolver o seu problema para que você tenha mais qualidade de vida!
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.